domingo, 18 de outubro de 2015

ATIVIDADE AVALIATIVA COMPLEMENTAR – O PRIMEIRO REINADO E O PERÍODO REGENCIAL
1.         Comente as ideias dos aliados e dos opositores de D Pedro na Assembleia constituinte de 1823: (mínimo 3 linhas página 221)
2.         Descreva as leis criadas pela constituição de 1824, nos seguintes aspectos políticos e sociais: (página 222)
a.     Eleições: (2 linhas)
b.    Educação (2 linhas)
c.     Religião (2 linhas)
d.    Direitos e garantias individuais: (mínimo 2 linhas)
3.    Depois da Independência do Brasil, a elite se dividiu entre aqueles que apoiaram a monarquia adotada por D. Pedro I, e setores mais liberais, que reivindicavam restrições ao autoritarismo do Imperador. Nesse contexto, explodiu a Confederação do Equador (1824), que teve entre suas principais razões: (226)
a.    (  )o decreto imperial que determinou o fechamento dos jornais oposicionistas Sentinella da Liberdade e Tífis Pernambucano, ambos alvo da censura imposta pelo governo central.
b.    (  ) a decisão imperial de substituir o governador de Pernambuco, Manuel Paes de Andrade, líder político da elite liberal que apoiava maior autonomia administrativa das províncias.
c.     (   ) o enfrentamento de setores conservadores e liberais, que desfechou uma onda de violência nas principais províncias do país, exigindo intervenção armada do governo imperial.
d.    (   ) a aprovação do Imperador à reforma constitucional proposta pelos liberais, que provocou forte reação da elite conservadora, temendo dar brecha para a criação de um governo popular.
e.    (   ) a recusa do Imperador em negociar com os deputados liberais a extinção do tráfico de escravos com vistas ao fim da escravidão, tema que vinha ganhando apoio de parte da elite.

4.     Descreva o desfecho da Confederação do Equador ( página 226)

5.    O Período Regencial (1831-1840) foi marcado por uma série de revoltas em vários pontos do Brasil. Sobre as revoltas ocorridas no Período Regencial, indique qual das alternativas abaixo está correta (páginas 234 a 239)
a.    (   ) Balaiada, em São Paulo.
b.    (   ) Sabinada, no Rio de Janeiro.
c.    (   ) Inconfidência Mineira, em Minas Gerais.
d.    (   ) Revolta Farroupilha, no Sul do país.
6.     Explique por que o período regencial foi chamada de experiência republicana: (página 230; mínimo 3 linhas)  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário