domingo, 28 de fevereiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA

A história é a ciência que estuda a vida do ser humano através do tempo. Ela investiga o que os seres humanos fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
O historiador é o profissional que investiga as fontes históricas e escreve os textos de história a partir destas fontes. Ele descobre e analisa as fontes históricas a respeito de um tema a ser pesquisado. Depois ele lê o que outros pesquisadores escreveram sobre o tema estudado, por fim escreve seu próprio texto.   

Declaração de independência dos Estados Unidos  
Fonte Histórica” é tudo aquilo que, produzido pelo ser humano ou trazendo vestígios de sua interferência, nos permite um acesso à compreensão do passado humano. Neste sentido, são fontes históricas tanto os já tradicionais documentos textuais (crônicas, memórias, registros cartoriais, processos criminais, cartas legislativas, obras de literatura, correspondências públicas e privadas e tantos mais) como também quaisquer outros que possam nos fornecer um testemunho ou um discurso proveniente do passado humano, da realidade um dia vivida e que se apresenta como relevante para o Presente do historiador.

QUESTÕES

1.    Explique o que é a disciplina de história ( 2 linhas):
2.    Defina a função do historiador: (2 linhas)
3.    Descreva o trabalho do historiador (3 linhas)

A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram. Isso nos ajuda a entender o que somos o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Questões
  1. 1.    Cite os personagens que fazem parte da história mencionando os principais: (mínimo 2 linhas)


2.    Explique porque é importante estudar história (mínimo 4 linhas)




Nenhum comentário:

Postar um comentário