terça-feira, 12 de janeiro de 2016

6º ANO - Atividades de Revisão de conteúdos: Tempo e temporalidade.

ATIVIDADE AVALIATIVA DE REVISÃO DE CONTEÚDOS

1.               Explique o objetivo de estudo da disciplina de História: (mínimo 2 linhas.)
2.               

a.      Transforme de anos para séculos:
   i.    123 dC: 
  ii.    1000 dC: 
 iii.    2001 dC: 
 iv.    200 a.C:

b.    Descreva o ano em que começa e o ano em que termina os séculos a seguir:  
i.    Século VIII:
ii.    Século XIV
iii.    Século X:
iv.    Século XIX
3.      
a.     Leia os documentos históricos  (fontes) abaixo e assinale a alternativa correta:
Fonte 1

Fonte 2



A.     
















NOS ITENS ABAIXO ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 

 a..        Podemos afirmar que o documento 1 se trata de uma:

       i.    (   ) Fonte escrita.
      ii.    (   ) Fonte não escrita.
     iii.    (   ) Fonte sonora.
    iv.    (   ) Fonte oral.

           b.          Podemos afirmar que o documento 2 se trata de uma:

       i.    (   ) Fonte escrita.
      ii.    (   ) Fonte não escrita.
     iii.    (   ) Fonte sonora.
    iv.    (   ) Fonte oral.
 4.     Defina o termo fonte histórica: (mínimo 2 linhas).
5.     Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
  (   )  O geógrafo é o profissional que pesquisa as fontes históricas para entender a forma de pensar, ser e agir das pessoas que viviam no pass
  (   ) Todas as sociedades humanas possuem uma mesma cultura por isso todos os países do mundo seguem o calendário cristão.
  (    ) Cultura é a forma de ser, pensar e agir de um povo.
  (   ) A história é dividida tradicionalmente em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade contemporânea.
    6. Tranforme as  alternativas falsas da questão anterior em verdadeiras:
Objetivos: Através desta atividade o educando demonstrará que:
  1. Compreende o objetivo de estudos da História.
  2. Define uma fonte histórica.
  3. Entende a influência da cultura  na formação do senso de tempo e temporalidade.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário