quarta-feira, 20 de maio de 2015

A formação das cidades



 

A sedentarização e a formação das cidades:

Alguns historiadores dividem a Pré-história em apenas dois períodos: Paleolítico e Neolítico. Para estes, a formação das primeiras civilizações e, consequentemente, das primeiras cidades, marcam o final do Neolítico. Outros, no entanto, a dividem em três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. De qualquer forma, ao que parece, a maioria são de consenso de que a passagem do nomadismo para o sedentarismo ocorreu durante o Neolítico e, na sua fase final, entre 5000 a.C. e 4000 a.C., ocorreu o processo de fixação do homem no campo que motivou o desenvolvimento da agricultura e a consequente formação de aldeias, vilas e cidades. 
As aldeias são pequenos aglomerados de casas, concentradas, normalmente, em espaço rural. Muitas destas aldeias se transformam em vilas – povoações de dimensões maiores que as aldeias – e, destas, surgem as primeiras cidades.
Nas cidades, enquanto alguns cidadãos cultivavam a terra, outros especializavam-se nos ofícios, utilizando técnicas de metalurgia (cobre, bronze e ferro), neste momento, já bastante desenvolvidas. Outros, ainda, detinham o poder governamental, cujos acontecimentos eram registrados por escrito. A escrita surge por volta de 4000 a.C.
Como afirma o historiador Tales Pinto “a constituição das cidades na Antiguidade tinha por objetivo ser centro de comércio e ou também como fortificações de guerra contra inimigos. (…) De maior complexidade de atividades, foi necessário criar Estados para a defesa militar e a construção de grandes obras (de irrigação, templos, canais etc.), em um processo de formação das civilizações – termo relacionado aos povos que vivem em cidades.” Fatores que determinam a existência de cidades são, entre outros, o desenvolvimento da agricultura, a venda dos excedentes agrícolas, a presença do Estado, incluindo um sistema de segurança, um poder político organizado, além de um sistema de escrita bem elaborado.

2. Civilização: a vida nas cidades
 A palavra civilização está intimamente ligada ao conceito de “cidade”. Apesar de sua origem etnocêntrica europeia, a civilização “…numa perspectiva evolucionista é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, daí derivar do latim civita que designa cidadecivile (civil) o seu habitante.”  Veja o que diz Jaime Pinsky sobre este conceito:
Uma civilização, via de regra, implica uma organização política formal com regras estabelecidas para governantes (mesmo que autoritário se injustos e governados; implica projetos amplos que demandem trabalho conjunto e administração centralizada (como canais de irrigação, grandes templos, pirâmides, portos, etc.); implica a criação de um corpo de sustentação do poder (como a burocracia de funcionários públicos ligados ao poder central, militares, etc.); implica a incorporação das crenças por uma religião vinculada ao poder central, direta ou indiretamente (os sacerdotes egípcios, o templo de Jerusalém, etc.); implica uma produção artística que tenha sobrevivido ao tempo e ainda nos encante (o passado não existe em si, senão pelo fato de nós o reconstruirmos; implica a criação ou incorporação de um sistema de escrita (os incas não preenchem esse quesito, e nem por isso deixam de ser civilizados); implica, finalmente, mas não por último, a criação de cidades. De fato, sem cidades não há civilização.
Pontuando, então, os fatores propostos por Jaime Pinsky para o conceito de civilização, temos:
- organização politica formal;
- projetos amplos de trabalho conjunto;
- burocracia estatal;
- religião vinculada ao poder central;
- produção artística;
- sistema de escrita;
- existência de cidades;

 Extraído de : http://alcidesbarbosadeamorim.com.br/?p=881; em 20/05/2015

  1.     Explique  como os cientistas entendiam a palavra Civilização durante o século XVIII (mínimo 3 linhas; página 40).
2.     Mencione as características de uma civilização citadas por Robert Braidwood: (mínimo 3 linhas. p.g. 40)
3.     Descreva a origem das primeiras aldeias: (mínimo 3 linhas; causas e conseqüências, página 40).
4.     Escreva sobre a origem das primeiras cidades:  (mínimo 3 linhas; causas e conseqüências, página 40 e 41)
5.     Explique o que é um Estado: (mínimo 2 linhas página 41):
6.     Cite a principal vantagem da formação de um Estado:  (mínimo 2 linhas; pg. 41)
7.      Explique a formação de classes sociais nas primeiras sociedades  civilizadas.  (mínimo 3 linhas; pg. 41)

Nenhum comentário:

Postar um comentário